logo Instituto de permacultura

Parceria entre IPB e Coelba resultará em guia turístico e cultural dos municípios de Ibicoara e Iramaia

18/07/2017

Já tiveram início as primeiras atividades do projeto de elaboração de um guia turístico e cultural dos municípios de Iramaia e Ibicoara, parceria entre o Instituto de Permacultura da Bahia (IPB) e a Coelba-Neoenergia. Com foco na valorização dos saberes e fazeres dos sujeitos que compõem o cenário de diversidade e riqueza cultural da Chapada Diamantina, o projeto tem como objetivo o resgate do sentido de identidade e pertencimento dessas pessoas às paisagens naturais e costumes locais.

As atividades se iniciaram no mês de maio com a ação de apresentação do projeto às comunidades dos municípios de Iramaia e Ibicoara, bem como de anúncio e convite para a participação nas oficinas participativas que ocorrerão no mês de agosto e que têm como objetivo a realização do levantamento das estórias e costumes, pessoas e riquezas naturais a serem visitadas no trabalho de campo da equipe do projeto. Como exercício de realização de um inventário cultural, essas oficinas darão ênfase às pessoas mais significativas de ambos municípios, produções artesanais presentes nas localidades, manifestações das culturas populares tradicionais, expressões religiosas, feiras e pontos de venda, além das edificações e lugares significativos apresentados pelos sujeitos envolvidos nesse processo, dialógico e participativo.

O guia turístico e cultural dos municípios de Iramaia e Ibicoara será apresentado em formato impresso e contará com dois mapas dos municípios e os respectivos pontos a serem visitados, além de um calendário anual com as principais informações relativas aos períodos de chuvas, aspectos da flora e fauna, ciclos festivos e outras informações importantes aos/as visitantes. Será apresentado ainda um panorama de serviços disponíveis evidenciando elementos diferenciais das regiões, como restaurantes vegetarianos, produtores de cerveja artesanal, doceiras tradicionais, dentre outros atrativos da cena gastronômica local.


Cachoeira do Buracão, Chapada Diamantina, Bahia, Brasil. Fotografia: Adelano Lázaro

Instituto de Permacultura da Bahia
Sede administrativa: Rua Fonte do Boi, 131, 1º andar - Rio Vermelho - Ciranda Café Cultura & Artes
Salvador - BA - 41.940-360 | Tel: 71 3232-4025 / Fax: 71 3232-4025
permacultura@permacultura-bahia.org.br